Anti Pulgas
Um dos problemas mais comuns com relação aos cães são com relação aos ectoparasitas são as pulgas que além de poderem transmitir doenças e vermes, incomodam muito com as coceiras e em alguns casos provocarem alergia conhecido como DAP (Dermatite Alérgica a Pulga).
Outro problema é que se encontramos pulgas no nosso cão, com certeza haverá centenas ou até milhares de pulgas no ambiente em que ele vive, ou seja, em nossas casas.
Deste ponto em diante, vou relatar a minha experiência de combate a este ectoparasita.
Utilizei vários tipos de anti-pulgas nos meus cães como:
- Coleira Anti-Pulga: Tem a vantagem de ser prático, pois é somente colocar ao redor do pescoço do cão, porém por ter em sua composição produtos tóxicos, é preciso lavar as mãos depois de acariciar o cão e também a possibilidade do cão coçar perto da coleira e depois lamber a pata que coçou, claro que os fabricantes dizem nas bulas dos seus produtos que não há problema.
- Pipeta: São todos aqueles produtos líquidos que passa sobre o dorso do cão, tem por grande vantagem que a pulga não precisa picar para morrer, somente com o contato com a pele do cão para ter efeito, também pode combater a dirofilariose (verme do coração) pois também possui ação com relação ao mosquito transmissor, como desvantagem, pode ocorrer reação alérgica no local da aplicação e também não tem ação imediata.
- Comprimidos: Este é o tratamento mais avançado que consiste de um comprimido que deve ser dado por via oral e dependendo do produto pode ter efeito por 30 dias e outros produtos que o efeito dura por 12 semanas (3 meses), tem por desvantagem o custo mais elevado e que a pulga deve picar para causar efeito.
Atualmente utilizo os comprimidos nos meus cães com resultados bastante satisfatórios.
Quanto ao ambiente, utilizo um produto da Pet Life chamado de Loção Erva de Santa Maria que é um poderoso inseticida natural conhecida pelas pessoas mais velhas, em casos de infestação grave no ambiente diluir em partes iguais com água e aplicar no piso e tapetes, para uma forma preventiva pode-se diluir a 2%.
De qualquer modo, sempre deve-se combater no cão e no ambiente e em todos os pets que ficarem no ambiente.
ABRAÇOS !!!