Ter ou não um cão?
Estamos percorrendo os corredores de um supermercado com a lista de compras em mãos quando de repente há um produto novo e ainda em promoção, o item não consta da lista, mas tudo bem e colocamos o produto no carrinho. A este fato chamamos de compra por impulso e as empresas gastam milhões para que compremos produtos mesmo sem necessidade.
Bem, já compramos este produto e chegando em casa vemos que não é lá grande coisa e o jogamos no lixo.
Algo muito semelhante acontece nos dias de hoje, porém com cães, gatos, roedores, aves etc. Alguns destes seres podem viver pelo menos 15 anos, caso dos cães (se bem cuidados).
Algumas pessoas compram um cão em locais nada confiáveis como feiras livres ou até mesmo nas calçadas próximos a pet shops onde o vendedor empurra qualquer cachorro dizendo que este é o melhor para apartamentos ou para crianças ou que não irá crescer ou qualquer conversa fiada.
A pessoa ou a família entra nesta conversa e leva o cão para casa, depois de um tempo verifica que precisa comprar mais comida, produtos de higiene, vacinas, consultas veterinárias, acessório e principalmente que deve dar atenção a ele, brincado e levando para passear. Passado alguns poucos anos, a família já não está mais interessado nele e ainda que ele cresceu bem mais do que o vendedor havia dito.
Solução, livrar-se do cão, na melhor das hipóteses, doando, na pior das hipóteses abandonando-o na rua.
Há ainda casos de cães idosos que não tem mais disposição para brincar e ainda a conta do veterinário e medicamentos começam a pesar e novamente se livram dele.
Claro que o que descrevi acima são fatos cruéis mas que infelizmente ocorre com frequência.
Mas o recado deste post é que deve-se pensar muito bem quando decidir em ter um cão ou outro animal de estimação, são seres vivos e necessitam de toda a nossa atenção desde quando adquirimos até a hora que de sua morte, ter a noção dos custos tanto monetários como sentimentais.
Para aqueles tutores que tem um animal de estimação, cuide muito bem deles, para aqueles que ainda não tem, pense muito sobre isto.
ABRAÇOS !!!