Alimentação
Décadas atrás os cães eram alimentados com o resto de nossas refeições, depois vieram as comidas caseiras porém sem nenhum cuidado com a saúde a médio prazo pois estas 'comidas caseiras" eram pescoço de frango com fubá ou para os mais abastados com arroz quebrado.
A maior revolução veio no final da década de 70 com a introdução no mercado nacional da ração Bonzo e daí para a frente não parou mais ...
Atualmente o setor de pet food se desenvolveu de uma forma astronômica na qual há rações que podem chegar a custar R$ 20,00 o kilo e petiscos de mais de R$ 50,00.
Porém está surgindo um movimento, que se iniciou nos países desenvolvidas que adotou o retorno da comida caseira porém agora com receitas apropriadamente balanceadas para os cães e não mais restos das refeições ou pescoço com fubá.
No Japão há estabelecimentos que fazem verdadeiras refeições com preços comparáveis com os melhores restaurantes.
Nós mesmos já estamos adotando para os nossos poodles, o Thiago e a Pankeka, onde oferecemos como papinha da manhã feito de fígado bovino, beterraba e cenoura cozidos batidos no liquidificador, separados em porções e congelados, na hora de oferecer as porções são descongelados no micro-ondas.
Os petiscos industrializados também foram substituídos por filet mignon suíno assados na fritadeira sem óleo que podem ser guardados na geladeira por 3 dias, inclusive o nosso veterinário indica oferecer carne suína magra aos cães.
Não substituímos totalmente a ração industrializada por acreditarmos que há vitaminas e complementos necessárias para a saúde e longevidade dos cães e também não radicalizar de um lado ou do outro.
ABRAÇOS !!!